sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Título: Projeto X - Uma Festa Fora de Controle
Título Original: Project X
Direção: Nima Nourizadeh
Roteiro: Matt Drake, Michael Bacall
Gênero: Comédia
Duração: 87 Minutos















Mais um fruto da febre de Mockumentaries, Projeto X tenta levar os filmes de adolescente a um outro nível quase catastrófico. Mesmo com cenas divertidas aqui e pares de peitos ali, o filme escorrega. E escorrega feio, transformando uma viagem que poderia ser extremamente proveitosa em algo muito mais problemático e incômodo que um anão no forno.

A história, como já é de se esperar, é simples: Thomas (Thomas Mann) é um quieto garoto que reside no subúrbio de uma cidade da Califórnia. Quando seus pais saem em uma viagem para comemorar o aniversário de casamento, seus amigos Costa (Oliver Cooper) e JB (Jonathan Brown) o convencem de dar um grande festa em sua casa para mudar os status dos três amigos perante seus colegas de escola. Tendo sido planejada como grande, a festa sai do controle dos rapazes e se torna um verdadeiro caos nunca antes registrado.

É interessante reparar como o filme e sua história seguem o mesmo rumo. A projeção começa bem, apresentando seu clima despretensioso enquanto introduz seus caricatos personagens com algumas cenas divertidas, mas sai do controle no meio do caminho tanto em roteiro quanto em direção, transformando suas piadas já pouco engraçadas e desnecessariamente "agressivas" em algo completamente gratuito e forçado, estragando a possibilidade de alguns risos que pudessem ser mostrados em pontuais momentos da película. Ainda nesse mérito, chega a ser agoniante perceber como os roteiristas tentam praticamente arrancar as risadas para fora do expectador durante todo o longa, fazendo com que o tiro saísse pela culatra sem que percebessem.

Mesmo assim um dos dois grandes defeitos do filme reside em seus personagens: desenhos unidimensionais que deram certo em alguns outros projetos, o trio que já vimos em outras melhores oportunidades está de volta em Projeto X: o nerd caladão e tímido que nutre uma paixão secreta pela amiga e acaba se dando bem com a gostosona da escola, o amigo tarado que acha que entende tudo sobre sexo e está sempre tentando se dar bem e o gordinho nerdão que aparenta ter algum tipo de retardo mental e serve como o bobo da corte do trio. Como um estranho no grupo surge Dax (Dax Flame), um dos personagens mais descartáveis, desinteressantes e forçados que já vi nos últimos tempos que ser apenas para ser o encarregado de filmas as estripulias dos três amigos. Além de tudo isso as adições ao longo da projeção não funcionam e são completamente exaustivas e entediantes. Os dois "seguranças" mirins da festa ganham toda uma sem graça trama paralela que, além de desnecessária, é completamente inverossímil (ninguém contraria duas crianças daquelas para serem seguranças de uma festa gigante e em lugar nenhum duas crianças estariam presentes naquele tipo de festa ou vagando pela rua tarde da noite), sem contar os furos de roteiro que esses personagens acrescentam ao já furado script. O anão que simplesmente surge no meio do caos já instalado além de uma outra repetição do que já se viu antes - mostrando a falta de originalidade da produção - é parte da tentativa de arrancar risos forçadamente antes citada, não funcionando em momento algum.

Comandando tudo isso temos o diretor Nima Nourizadeh que em momento algum faz sequer um pequeno esforço pra tentar melhorar as coisas. Claramente apenas saciando uma tremenda vontade de filmar belos pares de peitos balançando e deliciosas bundas (Não que eu esteja reclamando, claro), Nourizadeh até começa o filme firmemente, mas simplesmente mostra uma tremenda incompetência - assim como aconteceu com Josh Trank em "Poder sem Limites" - ao trabalhar com Mockumentary. O diretor simplesmente esquece que estilo está trabalhando e começa a filmar cenas que não são feitas no estilo câmera na mão, atingindo o auge do constrangedor ao transformar a cena do final da apoteótica festa em um grande clipe da música da banda Metallica. A cena até funciona, mas estamos falando de cinema, de um Mockumentary e não de um clipe musical, o que parece não passar na cabeça do diretor em determinados momentos de seu trabalho.


Prometendo muito mais do que entrega, Projeto X é exatamente como a festa que o protagoniza: divertido pontualmente, recheado de mulheres maravilhosas mostrando tudo que possuem de melhor e empolgante para alguns, mas seus realizadores perdem o controle e acabam deixando tudo se tornar mais problemático do que planejaram que seria.

Obs: a trilha sonora é inacreditavelmente boa, roubando a cena de toda a projeção e superando muito o filme em qualidade. Compre o CD, escute em sua casa e terá gasto muito mais proveitosamente seu dinheiro.



NOTA: 2/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário